quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Quinta do Bem


 
 
 
QUINTA DO BEM

A ideia é que em toda quinta-feira até o Natal as mulheres usem um lenço na cabeça e os homens uma fita vermelha no braço. O objetivo é apoiar a campanha da minha prima
Ana Paula Gomes Monteiro de Castro e conseguir pelo menos um doador na semana. Pedimos aos amigos que postem suas fotos com os acessórios da campanha em seu perfil nas quintas-feiras.

Sou doad
ora, seja você também!

...
Mais informações no site do Inca:
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=64.
...
Hemominas BH: Cadastro para doação de medula óssea de segunda a sexta-feira, 7h às 13h. Telefone: (31) 3248-4500.

Hemominas Betim: Cadastro para doação de medula óssea de segunda a sexta-feira, 7h às 12h. Telefone: (31) 3595-1010.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Festival Anos 80



Alunos do 1º H da Escola Nossa Senhora do Carmo que estarão no Festival Anos 80. Crédito: Arquivo Pessoal


Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, em Betim, realizam no próximo sábado, 10, a partir das 16h, o Festival Anos 80. Nove turmas do 1º ano do turno da tarde irão preparar apresentações de dança. O objetivo das atividades é desenvolver o gosto pela disciplina de inglês por meio da música e dança. De acordo com as alunas Izabella Gomes e Julia Pinheiro, o Festival proporcionou o conhecimento sobre a cultura estrangeira. "Foi necessário pesquisas e a colaboração dos colegas de turma para fazer o trabalho, todos se uniram na atividade", destacou Izabella.

Local: Quadra da Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, Santa Inês, Betim
Data do evento: 10 de dezembro
Hora: 16h 
Preço: R$7,00

O Projeto não tem fins lucrativos, o dinheiro arrecadado da venda dos ingressos será revertido para a organização do evento.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Campanha Ana Paula - QUINTA DO BEM

Olá pessoal,

Começa hoje a ação QUINTA DO BEM e a minha estreia é com a minha prima 
Ana Paula Castro. A ideia é que em toda quinta-feira até o Natal as mulheres usem um lenço na cabeça e os homens uma fita vermelha no braço. O objetivo é apoiar a campanha da Ana Paula e conseguir pelo menos um doador na semana. Pedimos aos amigos que postem suas fotos com os acessórios da campanha em seu perfil nas quintas-feiras. Sou doadora, seja você também! Mais informações no site do Inca:  http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=64



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Ana Paula precisa de sua ajuda

Olá pessoal.
Estou lançando a campanha de doação de medula óssea para a minha prima Ana Paula Castro. Conto com a ajuda de vocês para multiplicarem esta campanha, principalmente os colegas da imprensa. Um gesto de amor e solidariedade pode ajudar a Ana Paula e várias pessoas. Eu sou doadora, seja você também! Mais informações no site do Inca: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=64.

Hemominas BH: Cadastro para doação de medula óssea de segunda a sexta-feira, 7h às 13h. Telefone:
(31) 3248-4500.

Hemominas Betim: Cadastro para doação de medula óssea de segunda a sexta-feira, 7h às 12h. Telefone:
(31) 3595-1010.

Grande abraço,
Flávia Freitas



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Saúde Auditiva de Betim beneficia usuários

Sara é a primeira criança com implante coclear de Betim. Crédito: Janice Drumond


A descoberta de sons e o aprendizado das primeiras palavras, esta é a nova realidade da menina Sara Pereira, 4 anos, após ser submetida ao implante coclear (dispositivo eletrônico que possui componente interno e externo, conhecido também como ouvido biônico). A criança que nasceu com 100% de perda auditiva é a primeira usuária da rede pública de saúde de Betim a fazer a cirurgia do implante. “Minha filha mudou completamente. Antes ela não escutava e não falava, com a cirurgia passou a comunicar, está conhecendo e diferenciando os sons, quase consegue falar o próprio nome e já tenta cantar”, relatou a mãe, Rosilene Costa, sobre o avanço no desenvolvimento da filha. Está conquista foi possível porque o município de Betim foi credenciado em 2009 na Secretaria Estadual de Saúde como Junta de Saúde Auditiva Microrregional.

As pessoas que tiverem indicação para o uso do aparelho auditivo da microrregião de Betim podem entrar em contato com o setor de marcação de agenda do Centro de Referência em Especialidades Divino Braga pelo telefone: 3594-4722.   

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Betim recebe shows do Conexão Vivo

Crédito: Divulgação Conexão Vivo

A Prefeitura de Betim, por meio da Fundação Artístico Cultural de Betim (Funarbe), já inicia os preparativos para receber o Conexão Vivo. A parceria com o programa Conexão Vivo irá trazer para a cidade os shows que acontecem nos dias 2 e 3 de setembro, às 19h, na Casa da Cultura de Betim. As apresentações musicais agradam públicos variados, com estilos que vão da gafieira ao Rap. Betim é a primeira de mais cinco cidades a receber o Conexão Vivo entre os meses de setembro e outubro. A entrada é gratuita.

Na sexta-feira, a noite será dedicada aos artistas mineiros e a música popular brasileira. Sobem ao palco o grupo Suíte para Orixás com ritmos afrobrasileiros; o violonista Juarez Moreira que dividirá o palco com o instrumentista Célio Balona; Marina Machado fará o encerramento da turnê do disco "Tempo Quente"; o grupo Senta a Pua! convida o cavaquinistas Dudu Braga e o trombonista Marcos Flávio, ambos prata da casa, para encerrar a noite com apresentações de gafieira.

No sábado, o Conexão Vivo mostra o trabalho do projeto Cidade Hip Hop, com artistas de Betim, Belo Horizonte, Bahia e Ceará. Além dos shows, haverá grafitagem ao vivo.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Campanha Crack Destrói

Crédito: Página facebook da campanha "Crack Destrói"



Sugestão de pauta enviada por Thiago Carvalho da Libra! Comunicação Integrada.

Já que hoje comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29/08, aproveito o tema para falar de uma outra droga que vem destruindo vidas e trazendo sofrimento para famílias – o Crack. Em Minas Gerais, o Instituto Minas Pela Paz (IMPP), com o apoio do TJMG, Conead-MG lançou a campanha “Crack Destrói”, iniciativa que merece a participação de toda a sociedade.
Uma das etapas de conscientização vem sendo feita por meio de campanhas televisivas e material publicitário criado pela Libra! Comunicação. A campanha “Crack Destrói” tem o objetivo de alertar as pessoas, independente da classe social, dos riscos provocados após o consumo da droga, que causa sérios danos à saúde, nas relações sociais e profissionais.
De acordo com a cartilha educativa da campanha, o crack é o produto da mistura da pasta-base de coca ou da cocaína refinada com bicarbonato de sódio ou amônia e água. A droga causa: Aumento dos batimentos cardíacos, Derrame cerebral, Dor de cabeça, Tonturas, Convulsões, Tosse, Dor no peito, Falta de ar, Escarro com sangue ou enegrecido, Prejuízos à digestão, Perda do apetite, Dor abdominal, Diarréia, Danos às funções mentais, com prejuízos à memória, atenção e concentração, outros problemas de saúde.


domingo, 28 de agosto de 2011

Betim promove ação educativa contra o tabagismo

Foto do site: http://www.arrobazona.com/publicidade-contra-o-fumo/


No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, das 9h às 11h30, a Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Antidrogas e a Secretaria de Esportes irão preparar uma ação educativa na área externa do Restaurante Popular de Betim (Rua Amin Fares de Bian, 913, Centro). Para as pessoas que passarem pelo espaço, as equipes das secretarias vão entregar um material informativo e alertar a população sobre os riscos do tabagismo. Profissionais do Programa Agita Betim estarão no local aferindo pressão e fazendo avaliação física (peso e altura). Para a referência técnica do Programa de Controle do Tabagismo, Adriane Couto, como nas proximidades do restaurante há grande circulação de pessoas por dia, o local foi escolhido pelas equipes para que as informações educativas sobre os malefícios do fumo sejam repassadas para a população.

A estimativa é que 15,4% da população de Betim seja fumante. Em 1998, foi aprovada a Lei Municipal nº3056, que define medidas para combate ao fumo. No Art. 3º, a lei proíbe a prática do tabagismo no interior de táxi e veículos a serviço do transporte coletivo urbano; estabelecimentos públicos fechados, salas de espera de cinema e teatros; estabelecimentos públicos municipais de ensino; postos de serviços de automóveis, postos de abastecimento de automóveis e elevadores.      

Dados alarmantes

De acordo com dados do Ministério da Saúde 200 mil pessoas morrem precocemente por ano em decorrência do tabagismo. Foi comprovado que um dos maiores vilões, o cigarro, contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, dentre elas a nicotina causadora da dependência. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença cerebrovascular, 85% das mortes por doença pulmonar e está relacionado a doenças como o aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual do homem.   

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Betim promove Seminário de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo


Crédito: Site da E-mile

A Incubadora Tecnológica de Betim (Itebe) promove no sábado, 3/9, das 8h às 12h30, o Seminário de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, no auditório da PUC Minas, em Betim. O evento é direcionado para estudantes de nível superior da PUC Minas, da Faculdade Pitágoras Betim, demais instituições de ensino superior da cidade e interessados na área. O objetivo é disseminar e divulgar as ações desenvolvidas pela   incubadora, resultado de parceria entre a Prefeitura de Betim, PUC Minas em Betim, Faculdade Pitágoras Betim, Petrobras, Sebrae, Cetec, Fundep e Aciabe.
Um dos casos de sucesso da Itebe, que será apresentado no seminário é a E-mile, que começou como incubadora na área de reciclagem de eletroeletrônicos e hoje está consolidada como a primeira empresa do setor em Minas Gerais. Instalada em Betim há um ano, a E-mile é especializada em coleta e destinação adequada de resíduos eletroeletrônicos. Apurei que a E-mile faz coletas em domicílios e nas empresas. Vamos divulgar o serviço desta empresa que é de utilidade pública fundamental para a preservação do meio ambiente. O telefone é o (31) 3044-5280. Site: http://www.emile.net.br/

Salão do Encontro é premiado pela FNLIJ


Alunos da pré-escola durante o projeto Leitura nas Mangueiras do Salão do Encontro. Crédito: Flávia Freitas

O projeto Leitura nas Mangueiras do Salão do Encontro foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e em reconhecimento as ações de incentivo à leitura, a instituição foi contemplada com acervos de livros selecionados pela FNLIJ. “O acervo vai ampliar nosso projeto de contação de histórias e proporcionar aos alunos ter acesso as novas obras literárias e autores”, destacou a funcionária da Biblioteca do Salão do Encontro, Ângela Gumieri. O projeto Leitura nas Mangueiras é realizado com as crianças da pré-escola do Salão do Encontro. As professoras e bibliotecárias contam histórias para os alunos sob as frondosas mangueiras da instituição, o objetivo é de incentivar à leitura e o contato com a natureza.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Usuários do Cerest visitam o Inhotim

Crédito: Janice Drumond

“Vou guardar esta experiência por toda a minha vida. Irei lembrar para sempre este momento na minha memória. Durante o passeio esqueci das dores na coluna”, este foi o sentimento do usuário do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), José Jerônimo, ao visitar pela primeira vez o museu de arte contemporânea Inhotim.  O ajudante de distribuição é um dos sete usuários do grupo de dores crônicas causadas pelas atividades ocupacionais que são atendidos pelo Cerest e participaram na última quarta-feira, 17, do passeio cultural no Inhotim. O objetivo da ação foi promover à saúde e bem-estar por meio da interação com a arte e a natureza.

Na chegada ao museu, os usuários iniciaram o alongamento com a equipe de profissionais da saúde do Cerest. A atividade ao ar livre foi realizada próxima à obra Magic Square de Hélio Oiticica. Em seguida, o grupo percorreu as áreas do jardim botânico até chegar a Galeria Cildo Meireles para ver a obra “Desvio para o vermelho”. “Tenho hérnia de disco e em nenhum momento pensei no meu problema na coluna enquanto estive aqui. É tudo lindo, maravilhoso. Estava na expectativa de conhecer a sala vermelha. Quero voltar outras vezes”, disse admirada a agente de serviços gerais, Leis de Oliveira.        

Por último, conheceram a Galeria Praça, onde tiveram contato com a obra de Janet Cordiff, que traduzida significa “Quarenta partes de um moteto”, uma composição polifônica medieval de Thomas Tallis. A lesão no pé não foi empecilho para que o usuário Antônio da Silva fizesse o percurso. Com a máquina fotográfica na mão ele registrava cada detalhe. “Quero fotografar tudo, este lugar é maravilhoso. A natureza aqui é belíssima. Esqueci da dor no meu pé”, descreveu. 

O passeio ao Inhotim faz parte do encerramento das atividades do Grupo de Gerenciamento da Dor Crônica e Qualidade de Vida. Após detectar em relatos que a maioria dos trabalhadores pertencentes a este grupo não usufruía de momentos de lazer e cultura por causa do excesso das atividades laborais, a equipe de profissionais do Cerest criou há oito meses o projeto de visitas. “O ritmo de trabalho intenso destes trabalhadores provocou o adoecimento. Percebemos que a falta dos momentos de distração e relaxamento agravam ainda mais o quadro clínico. Por isto, a proposta desta ação é aliar tratamento e bem-estar, possibilitando que a arte contribua com a saúde do trabalhador”, explicou a terapeuta ocupacional do Cerest, Jovana Diniz.    



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

2ª etapa da campanha contra a paralisia infantil


Campanha Ministério da Saúde

Pais e responsáveis devem levar as crianças para receber as doses de reforço da vacina contra a paralisia infantil. No sábado, 13, dia do lançamento nacional da campanha que tem como meta vacinar mais de 14 milhões de crianças em todo o país, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Betim estarão abertas das 8h às 17h.   Serão vacinadas as   crianças menores de cinco anos. A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil terá duração de 15 dias. Após o sábado, a vacina será disponibilizada em dias úteis nos horários de funcionamento das UBS. É importante levar o cartão de vacina da criança.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vidas transformadas e dignidade para várias gerações

Maria Geralda é tecelã no Salão do Encontro. Suas filhas e a neta também são beneficiadas pelo projeto social. Crédito: Vlamir Araújo

Nos 40 anos de atuação, o Salão do Encontro assistiu mais de 2.200 famílias e beneficiou mais de 8.000 crianças de Betim, tornando-se um dos projetos sociais brasileiros de destaque. Muitas vidas foram transformadas por meio dos programas sociais da instituição que valorizam a educação de qualidade, a tradição do artesanato, o trabalho digno, a moradia e a saúde bucal. No Salão do Encontro as pessoas descobrem os potenciais, convivem com as diversidades e interagem harmoniosamente com a natureza. Para agendar uma visita ao projeto social entre em contato no (31) 3532-4911. Para mais informações visite o nosso site: www.salaodoencontro.org.br.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cerest Betim atua na prevenção de acidentes de trabalho

A cozinheira Gracilia da Cruz faz acompanhamento no Cerest com a terapeuta ocupacional Jovana Diniz. Crédito: Janice Drumond

Nesta quarta-feira, 27, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Cerca de 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, dados divulgados pela Previdência Social registraram, em 2009, 723,5 mil acidentes de trabalho.

Pólo industrial mineiro, cortado pelas principais rodovias do estado - fatores que aumentam os riscos de acidentes do trabalho e de trajeto-, Betim conta com uma unidade do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Os serviços visam melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, investigar as condições dos ambientes laborais e oferecer acompanhamento especializado. "Atendemos trabalhadores formais, informais e autônomos que estejam com doenças relacionadas ao trabalho ou que sofreram acidentes durante a atividade ocupacional", explicou a fisioterapeuta do Cerest, Maira Alves.

O Cerest-Betim presta assistência para trabalhadores de Betim e outros 13 municípios vizinhos, com capacidade de atendimento para duas mil pessoas anualmente. De 2010 até o primeiro semestre deste ano, a unidade atendeu 2.327 casos.

O trabalhador deve, primeiramente, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação do caso e encaminhamento para o Cerest, onde o acompanhamento é feito por equipe multiprofissional, formada por médicos do trabalho, psicólogos, enfermeiros do trabalho, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Na unidade, os profissionais orientam sobre as questões trabalhistas e previdenciárias, atuam na investigação da relação trabalho com doença, apóiam e fiscalizam as ações de vigilância dos ambientes de trabalho das empresas e instituições do município, preparam os portadores de doença e acidentados do trabalho para o retorno ocupacional.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Salão do Encontro é opção de turismo nas férias



Turistas podem conhecer  no Salão do Encontro o processo artesanal da fiagem do algodão. Crédito: Flávia Freitas

Com a chegada do período de férias no mês de julho, umas das opções de turismo é o Salão do Encontro, em Betim (MG). Reconhecida como patrimônio imaterial do município, a instituição mantém a tradição do artesanato mineiro e recebe mensalmente mais de 1.200 visitantes do Brasil e do exterior interessados em conhecer os trabalhos artesanais do projeto social. Durante o passeio, os turistas podem adquirir os produtos feitos pelos artesãos do projeto social. As visitas guiadas devem ser agendadas pelo telefone (31) 3532-4911. Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8h às 17h, o showroom abre aos sábados de 9h às 17h. Mais informações no site: www.salaodoencontro.org.br.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Betim atinge 95% de cobertura vacinal contra paralisia infantil

Campanha do Ministério da Saúde

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil em Betim atingiu o índice de mais de 95% de cobertura, preconizado pelo Ministério da Saúde. Isto significa que as crianças menores de cinco anos do município estão livres da poliomielite, doença causadora da paralisia infantil e de lesões graves no sistema nervoso. De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Betim, Edilene Stehling, atingir a meta é motivo de comemoração, pois o índice ideal de cobertura vacinal não era atingido desde 2003.

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil teve início em 18 de junho e encerramento no dia 26 último. Nesse período, foram vacinadas no município mais de 28 mil crianças na faixa etária estipulada.

A Secretaria Municipal de Saúde informa aos pais e responsáveis que a campanha de vacinação contra o sarampo continua até 22 de julho. É importante que as crianças maiores de um ano e menores de sete anos sejam levadas em uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), durante os horários de funcionamento das unidades.

domingo, 3 de julho de 2011

Cursos gratuitos para pessoas com deficiência


A PUC Minas em Betim está com as inscrições abertas até o dia 10 de julho para os cursos de Auxiliar Administrativo, Informática Básica, Massagem Terapêutica e Drenagem Linfática. Os cursos são gratuitos e pessoas com deficiência física, visual, intelectual e/ou múltipla podem se inscrever. As aulas terão início em agosto e serão ministradas na PUC Betim (Rua do Rosário, 1.081, bairro Angola).
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3319-4082, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os cursos integram o Programa de Capacitação e Qualificação para o Trabalho, promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão, vinculado à da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Instituto Ester Assumpção.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Filhote desenvolve projeto sobre patrimônios

Alunos do Filhote durante entrevista com a fundadora do Salão do Encontro, Dona Noemi Gontijo


Os 200 alunos do Salão do Encontro Filhote participam desde maio do projeto cultural “Memórias de Betim”. Durante um mês as crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 14 anos, irão visitar os patrimônios materiais e imateriais do município. Cada turma será responsável por relatar em cartazes e histórias, as informações pesquisadas. No encerramento das atividades, marcado para o dia 22 de junho, os alunos terão o desafio da caça ao tesouro, com temas relacionados à história de Betim. No dia 2 de junho, o grupo com o tema “Salão do Encontro”, esteve na sede da instituição para entrevistar a fundadora do projeto social, Dona Noemi Gontijo. “O projeto resgata e valoriza a cultura regional, sendo uma oportunidade para que comparem a Betim do passado com a Betim do presente”, explicou a coordenadora de literatura do Filhote, Danielle Silva.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Índice de mortalidade infantil aponta queda em Betim

Aleitamento materno contribuiu para o índice parcial de queda da mortalidade infantil em Betim. Crédito: Janice Drumond

O índice parcial de mortalidade infantil consolidado pela Secretaria Municipal de Saúde até a primeira semana deste mês aponta que Betim registrou em 2010 apenas um dígito no coeficiente de mortes de crianças menores de um ano por mil nascidos vivos, que ficou em 8,76.

Com os indicadores parciais, Betim entra para a lista de cidades com índices próximos aos de países desenvolvidos, atendendo os parâmetros satisfatórios preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera aceitável a mortalidade infantil quando o índice é menor que 10. O fechamento oficial do Sistema de Informação de Mortalidade (Sim), divulgado pelo Ministério da Saúde, está previsto para o final deste mês.

“O acompanhamento que vem sendo feito nos dois primeiros anos de vida da criança, com foco na promoção e prevenção à saúde têm sido importantes para alcançarmos este índice parcial”, explicou a referência técnica da Saúde da Criança e presidente do Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Fetal e Infantil, Simone Araújo Silva.

         A queda da mortalidade infantil em Betim se deve à melhoria da assistência prestada à mãe e ao bebê, dentre eles o atendimento à gestante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante todo o pré-natal, os programas de humanização do parto na maternidade do Hospital Público Regional e na Maternidade Pública Regional, o incentivo ao aleitamento materno que tem início nas maternidades públicas municipais contempladas com o título Hospital Amigo da Criança, as ações do Banco de Leite, o projeto “A Caminho de Casa” em que os profissionais da atenção básica acompanham os bebês nos primeiros 30 dias de vida, a aplicação das vacinas BCG e Hepatite B nos recém-nascidos ainda nas maternidades públicas, o programa Mãe-Canguru voltado para o desenvolvimento do prematuro e das crianças de baixo peso, o acompanhamento da equipe das UBS que estabelece o vínculo com a família e orienta sobre a importância de manter o calendário vacinal da criança em dia.
    

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dia Nacional do Teste do Pezinho



Nesta segunda-feira, 6 de junho, o Ministério da Saúde comemora o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Desde 1991, a Secretaria Municipal de Saúde de Betim desenvolve a triagem neonatal. O teste gratuito é realizado nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), na maternidade do Hospital Público Regional e na Maternidade Pública Regional. “Com o Teste do Pezinho é possível detectar doenças, fazer o diagnóstico precoce e melhorar a qualidade de vida iniciando o tratamento nas crianças com doença confirmada”, explicou a enfermeira do Teste do Pezinho, Carmem Heloísa de Castro. O ideal é que a criança entre o 3º e o 7º dia de vida seja levada à UBS mais próxima de sua casa para a realização da coleta.

         Em 2010, 5.455 crianças da rede pública de saúde de Betim fizeram o Teste do Pezinho. O teste prevê o diagnóstico do Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Fibrose Cística e Doença Falciforme. São doenças congênitas graves que podem causar retardo mental ou trazer problemas por toda a vida da criança. Com diagnóstico precoce é possível o tratamento específico e acompanhamento adequado para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Para a mãe do pequeno Miguel, Carla Alves, o exame é uma segurança para a saúde do bebê. “O teste é importante para saber se a criança tem algum problema de saúde. Toda mãe deve cuidar do seu filho e levá-lo para fazer o exame”, aconselhou.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Salão do Encontro receberá prêmio


Os alunos do Salão do Encontro no projeto Leitura nas Mangueiras. Crédito: Flávia Freitas

O Salão do Encontro teve o projeto Leitura nas Mangueiras escolhido para premiação no XVI Concurso Melhores Programas de Leitura realizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A entrega do prêmio vai acontecer no dia 6 de junho durante o 13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no RJ. As professoras e bibliotecárias contam histórias para os alunos (de 4 meses a 14 anos)  sob as frondosas mangueiras da instituição, o objetivo é incentivar à leitura e o contato com a natureza.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Banco de Leite Humano de Betim beneficia prematuros

Banco de Leite Humano de Betim incentiva o aleitamento materno. Crédito: Janice Drumond

Mais uma matéria que escrevi:

Amamentar é um ato de amor e de proteção. Ao oferecer o leite do peito para o filho, a mãe passa nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável da criança. Com a amamentação, algumas mães produzem mais leite do que os filhos conseguem mamar e é nesta hora que a solidariedade pode entrar em ação. Ao observar que tinha o leite excedente, a auxiliar administrativa, Débora Souza, procurou o Banco de Leite Humano para fazer a doação.  O serviço gratuito da Secretaria de Saúde de Betim incentiva o aleitamento materno e contribui para a redução da mortalidade infantil no município, pois o leite doado é destinado aos bebês prematuros, com baixo peso, internados na Maternidade Pública do Teresópolis e do Hospital Público Regional de Betim.

Durante o período de doação, a mãe recebe um frasco esterilizado para depositar o leite. Após a coleta, o leite é colocado no congelador até que a equipe do Banco de Leite faça o recolhimento. “Quando o leite chega na unidade é feita a classificação, pasteurização e análises microbiológicas. Todo o processo tem um rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído. Por isso, o Ministério da Saúde contra-indica a prática da amamentação cruzada, conhecida como ama de leite”, enfatizou a gerente do Banco de Leite Humano de Betim, Camila Vilaça.

A equipe do Banco de Leite Humano de Betim realiza atendimento domiciliar. As mães interessadas em se tornarem doadoras podem entrar em contato pelo telefone: 3594-2454. Outra opção é comparecer pessoalmente na unidade, localizada no Centro Administrativo - Rua Pará de Minas, nº640, Brasiléia, Betim. 
 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Plantão do Riso


Taís Brandão em momento de alegria com os atores do Plantão do Riso no Hospital Regional de Betim. Crédito: Janice Drumond

Segue o lead da matéria que escrevi sobre o projeto Plantão do Riso, que acontece no Hospital Regional de Betim. Foi emocionante acompanhar este belo trabalho.


Plantão do Riso alegra ambiente hospitalar
Em dois anos projeto beneficiou mais de 500 pessoas


Quando os palhaços do projeto Plantão do Riso chegam ao Hospital Público Regional de Betim o ambiente se transforma. A pequena Tais Brandão, internada no setor de Pediatria por causa de uma infecção, esquece por alguns minutos as picadas de agulha e as doses de medicação. Com os olhos vibrantes de felicidade e o sorriso largo, a menina brinca de bolinhas de sabão com a dupla de atores/palhaços que visitam os setores do hospital todas as terças-feiras, levando alegria para as pessoas internadas e seus familiares. O projeto, uma parceria do hospital com o Sesc-MG, existe há dois anos e já beneficiou mais de 500 pessoas assistidas pela unidade do Sistema Único de Saúde (SUS/Betim).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Roda de Viola na Missão Ramacrisna

Foto da última edição do evento. Crédito: Leandro Dias

A sugestão enviada pela jornalista da Pessoa Comunicação, Nádia de Assis, é uma dica de entretenimento para o fim de semana que vai animar a região de Vianópolis, em Betim. No sábado, 14, a partir das 20h, os apreciadores de uma boa roda de viola poderão curtir gratuitamente as apresentações de Jacklane, Luis Carlos, Luiz Paixão e Zé Ventura, violeiros que preservam há mais de 20 anos o estilo musical. O evento promovido pela organização social Missão Ramacrisna será realizado no Centro Cultural Ramacrisna (Rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso, Betim).

A roda de viola tem o objetivo de valorizar a cultura regional, incentivar os talentos locais que tocam o sertanejo caipira e promover a integração com a comunidade.

Mais informações da Missão Ramacrisna no site: http://www.ramacrisna.org.br/

terça-feira, 10 de maio de 2011

Fundação do Câncer – campanha solidária

A jornalista da Mais Comunicação, Flávia Rodrigues, me enviou uma sugestão de pauta interessante. É a ação solidária realizada pelo site de compras coletivas CityBest. A empresa começou a promover deste a última segunda-feira, 9, uma campanha de doação para a Fundação do Câncer, entidade privada sem fins lucrativos que é parceira do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha vale para todo o Brasil, sendo uma iniciativa realizada no mês em que a Fundação, com sede no Rio de Janeiro, completa 20 anos.
Os cupons solidários podem ser adquiridos pelos clientes cadastrados até o dia 15 de maio, no valor de R$5,00.
Saiba sobre a Fundação do Câncer e mais informações da campanha no site: http://www.fundacaodocancer.org.br/index.php

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Prêmio Bom Exemplo 2011


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Bom Exemplo 2011. As indicações podem ser feitas até o dia 22 de maio. O prêmio é uma iniciativa da Fundação Dom Cabral, TV Globo Minas, com a participação da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e Sempre Editora. O Prêmio Bom Exemplo de Cidadania valoriza ações sociais que contribuem com a qualidade de vida em Minas Gerais.
As indicações da sociedade devem ser feitas no site. O júri do prêmio irá selecionar cinco indicados, após a escolha eles serão levados à votação popular. No dia 20 de junho o vencedor será conhecido.
Saiba mais sobre o prêmio no site: http://www.premiobomexemplo.com.br/premio

domingo, 1 de maio de 2011

Ayrton Senna do Brasil



Em 1994 o Brasil perdeu um dos maiores atletas da sua história – o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna. Em 10 anos de carreira, Senna conquistou inúmeros títulos e principalmente uma legião de fãs brasileiros e do exterior. Com muita dedicação, ousadia e superação, se tornou um ídolo nacional, com vitórias vibrantes que jamais serão esquecidas.

A memória e os bons feitos de Ayrton Senna continuam a se propagar. Em novembro de 1994, a irmã do piloto, Viviane Senna, fundou o Instituto Ayrton Senna. A Organização Não-Governamental desenvolve ações efetivas de combate a desigualdade social, beneficiando crianças e jovens brasileiros. Por meio de programas educacionais, o Instituto colabora para reduzir o analfabetismo, a reprovação e o abandono escolar.

O Instituto recebe doações e ajudas. Saiba como participar pelo site:  http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia das Mães com amor e solidariedade





O Dia das Mães está chegando, um momento de manifestar todo o nosso carinho pela pessoa que tanto nos ama. Mãe é aquela que protege, ensina valores, dedica a vida para os filhos. Eu tenho muito orgulho da minha mãe – exemplo de honestidade, cuidado, superação e profissionalismo. Devemos retribuir todas as coisas boas que elas nos transmitem não só na data comemorativa e sim sempre que tivermos a oportunidade.

No Dia das Mães são muitas as opções de presentes. Dentre tantas variedades que tal presenteá-la com o artesanato do Salão do Encontro? As tecelãs estão confeccionando belíssimos cachecóis e xales feitos com tecidos do tear mineiro, além de arranjos de flores ornamentais feitos com tecidos artesanais, palha de milho e fibra de bananeira. Ao adquirir os produtos artesanais de qualidade e bom gosto do Salão do Encontro você agrada sua mãe com uma lembrança exclusiva repleta de amor e com o gesto de solidariedade contribui com os projetos sociais do Salão do Encontro que beneficiam mais de 1.200 pessoas menos favorecidas.

Mais informações e encomendas pelo telefone: (31) 3532-5100   

Fotos dos produtos:  

Xales a partir de R$60,00

Cachecóis a partir de R$30,00


Flores ornamentais a partir de R$7,00

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Respeito as pessoas com deficiência


Minha irmã tem paralisia dos membros inferiores. A deficiência nunca foi obstáculo, pelo contrário, meus pais sempre deram todo o apoio necessário para a inserção social dela. A Dani é o nosso exemplo, formada em Engenharia de Alimentos foi destaque acadêmico, é uma mãe super dedicada (ela tem uma filha de sete anos) e uma ótima motorista. Com o carro adaptado ela vai aonde quer, resolve com independência seus compromissos diários. Possui uma alegria de viver estampada nos olhos e no sorriso, para a nossa Dani é difícil ter tempo ruim!

O que as pessoas com deficiência precisam é de amor, carinho e respeito. Infelizmente, convivemos todos os dias com atitudes preconceituosas e desrespeito aos direitos das pessoas com deficiência. Isso precisa mudar e urgente!

Neste mês o vídeo da agência TheGetz que faz parte da campanha de conscientização “Esta vaga não é sua nem por um minuto” ganhou destaque nas redes sociais. O movimento merece nosso apoio, sendo uma iniciativa de mobilização social reflexiva e efetiva.

Vale a pena assistir o vídeo. Parabéns a toda a equipe da TheGertz.




Blog: http://www.deficienteciente.com.br/

quarta-feira, 13 de abril de 2011

9ª edição do Prêmio Itaú-Unicef



Organizações sem fins lucrativos que desenvolvem políticas públicas nas áreas de educação e assistência social, direcionadas para crianças e adolescentes com idade entre seis e 18 anos, podem se inscrever até o dia 31 de maio na 9º edição do Prêmio Itáu-Unicef. O tema da edição será Educação Integral: Experiências que transformam.

Podem participar as organizações sociais de todo o Brasil que possuem projetos socioeducativos realizados no contraturno escolar. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis nas agências do banco Itaú, nos escritórios do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e no site http://www.premioitauunicef.org.br/

Cada uma das 32 ONGs responsáveis pelos projetos vencedoras da categoria Premiações Regionais receberá o valor de R$20.000,00 (Vinte mil reais).

Cada uma das ONGs responsáveis até 4 (quatro) projetos vencedores da categoria Premiação Nacional receberá, além do prêmio de R$20.000,00, um prêmio no valor de R$80.000,00 (Oitenta mil reais)

A ONG responsável pelo projeto Grande Vencedor receberá, além do prêmio de R$20.000,00, um prêmio no valor de R$180.000,00 (Cento e oitenta mil reais).

Importante
Os prêmios em dinheiro devem ser usados exclusivamente para execução dos projetos vencedores.

O que é o prêmio?

Acontece a cada dois anos, desde 1995, e em 2011 está na nona edição. Tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuem, em articulação com as políticas públicas de educação e de assistência social, para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. (Fonte: Site Prêmio Itaú-Unicef).