domingo, 28 de agosto de 2011

Betim promove ação educativa contra o tabagismo

Foto do site: http://www.arrobazona.com/publicidade-contra-o-fumo/


No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, das 9h às 11h30, a Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Antidrogas e a Secretaria de Esportes irão preparar uma ação educativa na área externa do Restaurante Popular de Betim (Rua Amin Fares de Bian, 913, Centro). Para as pessoas que passarem pelo espaço, as equipes das secretarias vão entregar um material informativo e alertar a população sobre os riscos do tabagismo. Profissionais do Programa Agita Betim estarão no local aferindo pressão e fazendo avaliação física (peso e altura). Para a referência técnica do Programa de Controle do Tabagismo, Adriane Couto, como nas proximidades do restaurante há grande circulação de pessoas por dia, o local foi escolhido pelas equipes para que as informações educativas sobre os malefícios do fumo sejam repassadas para a população.

A estimativa é que 15,4% da população de Betim seja fumante. Em 1998, foi aprovada a Lei Municipal nº3056, que define medidas para combate ao fumo. No Art. 3º, a lei proíbe a prática do tabagismo no interior de táxi e veículos a serviço do transporte coletivo urbano; estabelecimentos públicos fechados, salas de espera de cinema e teatros; estabelecimentos públicos municipais de ensino; postos de serviços de automóveis, postos de abastecimento de automóveis e elevadores.      

Dados alarmantes

De acordo com dados do Ministério da Saúde 200 mil pessoas morrem precocemente por ano em decorrência do tabagismo. Foi comprovado que um dos maiores vilões, o cigarro, contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, dentre elas a nicotina causadora da dependência. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença cerebrovascular, 85% das mortes por doença pulmonar e está relacionado a doenças como o aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual do homem.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário