quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cerest Betim atua na prevenção de acidentes de trabalho

A cozinheira Gracilia da Cruz faz acompanhamento no Cerest com a terapeuta ocupacional Jovana Diniz. Crédito: Janice Drumond

Nesta quarta-feira, 27, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Cerca de 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, dados divulgados pela Previdência Social registraram, em 2009, 723,5 mil acidentes de trabalho.

Pólo industrial mineiro, cortado pelas principais rodovias do estado - fatores que aumentam os riscos de acidentes do trabalho e de trajeto-, Betim conta com uma unidade do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Os serviços visam melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, investigar as condições dos ambientes laborais e oferecer acompanhamento especializado. "Atendemos trabalhadores formais, informais e autônomos que estejam com doenças relacionadas ao trabalho ou que sofreram acidentes durante a atividade ocupacional", explicou a fisioterapeuta do Cerest, Maira Alves.

O Cerest-Betim presta assistência para trabalhadores de Betim e outros 13 municípios vizinhos, com capacidade de atendimento para duas mil pessoas anualmente. De 2010 até o primeiro semestre deste ano, a unidade atendeu 2.327 casos.

O trabalhador deve, primeiramente, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação do caso e encaminhamento para o Cerest, onde o acompanhamento é feito por equipe multiprofissional, formada por médicos do trabalho, psicólogos, enfermeiros do trabalho, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Na unidade, os profissionais orientam sobre as questões trabalhistas e previdenciárias, atuam na investigação da relação trabalho com doença, apóiam e fiscalizam as ações de vigilância dos ambientes de trabalho das empresas e instituições do município, preparam os portadores de doença e acidentados do trabalho para o retorno ocupacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário