sexta-feira, 20 de maio de 2011

Banco de Leite Humano de Betim beneficia prematuros

Banco de Leite Humano de Betim incentiva o aleitamento materno. Crédito: Janice Drumond

Mais uma matéria que escrevi:

Amamentar é um ato de amor e de proteção. Ao oferecer o leite do peito para o filho, a mãe passa nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável da criança. Com a amamentação, algumas mães produzem mais leite do que os filhos conseguem mamar e é nesta hora que a solidariedade pode entrar em ação. Ao observar que tinha o leite excedente, a auxiliar administrativa, Débora Souza, procurou o Banco de Leite Humano para fazer a doação.  O serviço gratuito da Secretaria de Saúde de Betim incentiva o aleitamento materno e contribui para a redução da mortalidade infantil no município, pois o leite doado é destinado aos bebês prematuros, com baixo peso, internados na Maternidade Pública do Teresópolis e do Hospital Público Regional de Betim.

Durante o período de doação, a mãe recebe um frasco esterilizado para depositar o leite. Após a coleta, o leite é colocado no congelador até que a equipe do Banco de Leite faça o recolhimento. “Quando o leite chega na unidade é feita a classificação, pasteurização e análises microbiológicas. Todo o processo tem um rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído. Por isso, o Ministério da Saúde contra-indica a prática da amamentação cruzada, conhecida como ama de leite”, enfatizou a gerente do Banco de Leite Humano de Betim, Camila Vilaça.

A equipe do Banco de Leite Humano de Betim realiza atendimento domiciliar. As mães interessadas em se tornarem doadoras podem entrar em contato pelo telefone: 3594-2454. Outra opção é comparecer pessoalmente na unidade, localizada no Centro Administrativo - Rua Pará de Minas, nº640, Brasiléia, Betim. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário