quinta-feira, 24 de março de 2011

Prevenção e Controle do Câncer



Há 11 anos, meu irmão Anderson, na época com 18 anos, faleceu por causa da leucemia. Quem passa ou já passou pela experiência de diagnóstico de câncer na família sabe que a batalha em prol da vida é diária.  Neste momento de fragilidade, o que a pessoa com câncer mais precisa é de muito amor, dedicação da família e acompanhamento hospitalar e tratamento dignos.

Sempre fico sensibilizada quando vejo e/ou leio ações e movimentos para ajudar pessoas que precisam de tratamento oncólogico. Eu e meus pais, sempre que possível, estamos engajados em campanhas e somos cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Uma das campanhas que participamos foi a do adolescente Mailon, realizada pelo Hemominas Betim para doação de medula óssea. Infelizmente, o Mailon não está mais entre nós, no entanto, por meio da campanha para ajudá-lo foram encontrados dois doadores compatíveis para outros pacientes que aguardavam transplante no Brasil, o que é raríssimo de acontecer num país miscigenado como o nosso.

Outra ação que acontecerá no dia 7 de abril tem o objetivo de colaborar com o atendimento de portadores de câncer em Betim, o 1º Jantar Beneficente em prol da Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca). O valor arrecadado será revertido para as ações de apoio aos pacientes com câncer e seus familiares.

A Orcca é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2005, com sede em Betim (região metropolitana de Belo Horizonte). Tem caráter assistencial, científico e cultural, constituída por profissionais da saúde e de outras áreas interessadas no apoio aos pacientes com câncer e seus familiares.  A Orcca atende uma média de 155 pessoas por mês, oferecendo os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Conta também com o apoio de voluntários. 

Saiba como ajudar a Orcca. Informações no site: http://www.orcca.org.br/.

Conheça o Redome do Instituto Nacional de Câncer: www.inca.gov.br

Um comentário:

  1. Será uma boa oportunidade da população conhecer e ajudar nos projetos da Orcca, que para continuar ajudando precisa de ajuda de todos.

    ResponderExcluir