segunda-feira, 14 de março de 2011

Homenagem às mulheres


Prefiro olhar o lado positivo das coisas! (Zilda Arns Neumann)





Ao pensar qual seria a primeira postagem sobre exemplo social no blog, o tema veio imediatamente – o Dia Internacional da Mulher. Muitas são as mulheres do Brasil e do mundo que são símbolo de amor, caráter, profissionalismo, dedicação e superação. Para homenagear tantas mulheres do bem no mês dedicado a elas, escolhi a brilhante trajetória de vida da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. Nascida em Forquilinha (SC) em 25 de agosto de 1934, a médica pediatra e sanitarista defendia os direitos da criança, combatendo a mortalidade infantil, a desnutrição e a violência.

O reconhecimento das ações sociais da Dra. Zilda Arns foi atestado com inúmeros títulos e condecorações, dentre eles o de Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef, 1998), o Prêmio “Heroína da Saúde Pública das Américas”, entregue em 2002 pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o de Cidadã Honorária em 10 estados. Lamentavelmente, Zilda Arns morreu no terremoto que atingiu o Haiti no ano passado. Sua história deve e merece ser sempre lembrada – mulher brasileira que muito nos orgulhou em sua existência.

Saiba mais sobre o trabalho da Pastoral da Criança no site: http://www.pastoraldacrianca.org.br/.

Para você, qual a personalidade feminina se destaca pelas ações sociais?

12 comentários:

  1. Mulheres de exemplo: Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá, foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas".

    ResponderExcluir
  2. Flávia, começo parabenizando você, MULHER, pela iniciativa do blog. Muito sucesso!
    Quanto a exemplo de mulheres, são tantas, mas sempre gosto de citar Joana D'Arc, uma das mulheres mais fortes e guerreiras que o mundo já conheceu.

    ResponderExcluir
  3. Pensando assim, rapidamente, me lembro da Marina Silva e da Angelina Jolie! =D

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa....vc, através deste blog, será um pto articulador importante de redes solidárias efetivas em Betim e além montanhas....bjim
    Psiu: uma personalidade: vc mesma com esta iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Flávia, não poderia deixar de lembrar da Sra. Noemi Gontijo que sempre fez um lindo trabalho no Salão do Enconto assim como não posso deixar de fora a Superintendente da Missão Ramacrisna Solange Bottaro com quem tenho aprendido muito.
    E Parabéns pela iniciativa do seu blog, está lindo!

    ResponderExcluir
  6. Carol, são realmente mulheres que fazem a diferença em Betim, com muita coragem, persistência e generosidade. É um orgulho conviver com essas mulheres cheias de brilho e coração grande.
    Fico feliz que tenha gostado do blog. Sempre bem-vinda.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Blog. Sempre que puder irei contribuir com informações relevantes, principalmente de ações sociais.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Luiz. Conto com profissionais da comunicação como você, comprometidos com o jornalismo social. Vamos, cada vez mais, comunicar bem! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, pelo blog e a você. Procurarei ajudar no que for possível... e estarei sempre acompanhando. Um exemplo de Mulher para mim, a nossa Santíssima, Maria de Nazaré, que foi aquela nos trouxe o maior presente de Todos: Jesus. abraços e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi Kênia. Agradeço, mas sou uma formiguinha perto do trabalho grandioso de tantas mulheres, como lembraram a Maíra e a Carla. Mulheres incríveis que doaram a vida pelo bem coletivo.

    ResponderExcluir
  11. Flávia, você é um exemplo de valorização da mulher! Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada Maurício. Grande abraço.

    ResponderExcluir