quinta-feira, 14 de maio de 2015

Quinta do Bem, campanha de doação de medula óssea, vira revistinha em quadrinhos



Olá pessoal, 

Eu, Flávia Freitas, jornalista mineira, idealizadora da Quinta do Bem, campanha que teve origem em 2011 e incentiva a doação de medula óssea, vou lançar na próxima sexta-feira (15/05/), na Casa Acolhida Padre Eustáquio (instituição que recebe crianças do interior de Minas Gerais para tratamento contra o câncer na capital), às 17h, a revistinha em quadrinhos que conta a história da campanha. O lançamento será para o público interno. Em 4 páginas, a revistinha é a primeira publicação de Minas Gerais que transforma a história real de luta contra a leucemia em quadrinhos, narrando meus dois casos familiares, do meu irmão Anderson e da minha prima Ana Paula que, infelizmente, faleceram por causa da doença. 

O formato lúdico e didático da revistinha busca divulgar a importância da doação de medula óssea, gesto solidário que pode salvar a vida de quem precisa do transplante. A iniciativa pretende também sensibilizar e informar as crianças e os jovens sobre o cadastro de doadores feitos nos hemocentros, contribuindo para que o público infantojuvenil seja multiplicador da campanha. O roteiro que escrevi teve a revisão da pedagoga Gisele Gomes Olavo. As ilustrações originais da revistinha foram criadas em aquarela pelo artista plástico Renato César Oliveira e a diagramação elaborada pela publicitária Vanessa Avelar. Os primeiros exemplares para o lançamento foram impressos com meus recursos próprios e serão entregues gratuitamente para as crianças da Cape. O projeto está aberto a parcerias para impressão de mais exemplares, com a finalidade de serem doados para bibliotecas, escolas, instituições de tratamento contra o câncer e outras. 

A história da Quinta do Bem

Em 1999, eu, Flávia Freitas, jornalista de Belo Horizonte (MG), perdi meu irmão Anderson por causa da leucemia. Em 2012, a minha prima Ana Paula, após muita luta com a leucemia, também faleceu. Durante o tratamento da Ana Paula houve a necessidade de encontrar um doador compatível fora da família, pois nenhum parente era compatível com ela. Para mobilizar e incentivar a doação de medula óssea, criei em 2011 a campanha Quinta do Bem, a ideia é mulheres usando lenço na cabeça, homens fita vermelha no braço nas quinta-feiras. Para divulgar a ação as pessoas postam as fotos de apoio com os acessórios nas redes sociais e podem enviar também para a minha página no facebook Comunique Bem (atualmente a página tem mais de 4.000 seguidores). A atriz Drica Moares é uma das apoiadoras da Quinta do Bem. 
A campanha teve o incentivo de familiares, amigos, conhecidos e simpatizantes na internet, fortalecendo a Quinta do Bem. A campanha é também uma forma de homenagear a memória do Anderson, da Ana Paula e de todos que partiram por causa da leucemia.
A Quinta do Bem extrapolou as redes sociais e já realizou duas campanhas físicas em Betim (cidade onde moram os familiares da jornalista) em parceria com a Hemominas. Em 2011, foram cadastradas 400 pessoas e em 2013 cadastramos 150. Familiares e amigos participam da campanha de forma voluntária. A expectativa é que a Quinta do Bem física seja realizada todos os anos para cadastrar mais pessoas e aumentar as chances de salvar vidas. Por causa da Quinta do Bem, em 2014 fui finalista do prêmio Bom Exemplo da Globo Minas, Fundação Dom Cabral, Fiemg e jornal O Tempo, condecorada com a medalha mérito da saúde como cidadã voluntária parceira do SUS e madrinha do Outubro Rosa de MG. 

Flávia Freitas é cadastrada como doadora de medula óssea desde 2004. O cadastro é feito nos hemocentros de todo o país. O gesto de solidariedade salva vidas. A corrente do bem é contagiante. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário